Instituto Rizoma

O Instituto Rizoma é uma associação sem fins lucrativos, fundada em Novembro de 2010.

Nossa organização adota o nome de Rizoma (Guatari e Deluze) na convicção de que, o trabalho em rede realizado através da coprodução entre as partes, estabelece um ambiente de múltiplas conexões, em que todos os pontos tenham a mesma importância no desenvolvimento dos projetos.

00A1_animaRizoma_forever_FINAL

 

Missão

Melhorar a vida das pessoas através de conexões autênticas, que promovam uma troca de conhecimento livre, genuína, sustentável e democrática, através de um ambiente em rede rizomática global, que fomente a troca e a produção de conhecimento entre comunidades autônomas.

Visão

Construir uma rede rizomática global, que fomente a troca e a produção de conhecimento entre comunidades com autonomia.

Valores

Ações coletivas

Soluções criativas

Respeito a diversidade

Diálogo multicultural

Metodologia – Caminhos Cruzados

A pesquisa e a coprodução de projetos socioambientais em rede rizomática, onde as relações são estabelecidas guiadas pela empatia, a colaboração, a comunicação, a criatividade, o pensamento crítico.

Equipe do Instituto Rizoma

História

O Instituto Rizoma começou suas atividades com profissionais das diversas áreas do conhecimento, que atuavam juntos na Amazônia, com populações ribeirinhas.

Com o passar do tempo, como todo organismo vivo e dinâmico, o grupo foi se modificando e continua em permanente mudança: pessoas vão, outras voltam, outras ficam, novas chegam.

Este é o DNA do Rizoma: um fluxo constante de atores que trabalham na busca de soluções inovadoras para as questões do nosso tempo, por meio da educação e da cultura, numa perspectiva plural.

Assim, gostaríamos de deixar registrado a homenagem e os agradecimento a todos que fizeram ou fazem parte, de maneira física ou virtual, desta grande equipe.

Rede Rizoma

Esta rede é uma grande teia que se revela em encontros, sincronicidade de ideais e a constante dinâmica que permeia sua infinita construção.